sexta-feira, 27 de junho de 2008

São Paulo está em clima de arraial

São Paulo, a terra da vanguarda, também tem arraial. Começaram as tradicionais festas juninas que já se espalharam por toda a cidade. Sempre recheadas de comidas caseiras e deliciosos quitutes, elas acontecem há décadas e as mais típicas homenageiam partes importantes da cultura brasileira: o caipira, a própria roça e três santos católicos – Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho). A comemoração acontece durante todo o mês de junho e às vezes é até esticada para julho. Para ninguém ficar fora da festança, montamos um roteiro com algumas das melhores quermesses em diversas partes da capital paulista.

Um dos pontos mais costumeiros, o SESC realiza suas quermesses em diversas unidades na cidade. O SESC Interlagos homenageia a cultura popular e promove a festa “Arraial das Lendas – onde os mitos se encontram” com gincanas e exposição sobre o tema. Oito mil pessoas devem passar pelas barracas de comidas e brincadeiras e acompanhar shows de Sá, Rodrix e Guarabyra, Peixe Elétrico, Renato Teixeira, Pena Branca entre outros. No SESC Itaquera o universo do escritor Guimarães Rosa é o mote do evento que tem shows de Almir Sater, Lô Borges, Zé Geraldo e Antônio Nóbrega.

As paróquias são as mais tradicionais sedes de quermesses. Em sua maior parte de caráter beneficente, as comemorações incluem barracas de comida e de jogos, shows e dança de quadrilha. È o caso das paróquias Nossa Senhora dos Pobres, no Butantã, de São Rafael, na Moóca e da Igreja do Calvário, em Pinheiros.

Grandes clubes da cidade também abrem suas portas para a festa caipira. A Sociedade Esportiva Palmeiras e o Clube Atlético Juventus oferecem boas instalações, além de comidas e bebidas variadas. Já no Canindé acontece a Festa Junina da Portuguesa de Desportos, com doces e iguarias portuguesas. Entre as atrações, shows do Exaltasamba, Tihuana e ainda outros grupos famosos. No Sport Clube Corinthians Paulista será possível acompanhar as apresentações de Art Popular e CPM 22.

Na região oeste também tem arraial. A festa junina do Clube Pinheiros recebe mais de 40 mil pessoas e comemora ao som dos ritmos de forró, country, sertanejo, xote e baião. Além das barracas, touro mecânico e muitos shows.

A comunidade da Rua Herculano de Freitas, na Bela Vista, também celebra e volta a sediar sua tradicional festa junina que acontece desde os anos 90. Este ano tem apresentações de bandas de forró, rock, maracatu e a participação especial da bateria feminina da Escola de Samba Águia de Ouro, sob o comando do mestre Juca.

Outra dica interessante é o Arraial da Família Center Norte, instalado na praça central do shopping. Além dos saborosos pratos gastronômicos e brincadeiras com tendas, quadrilha e música divertem a criançada. Aos sábados e domingos, duplas caipiras se revezam para cantar e contar “causos”.

Aproveite o clima de festa junina e procure o lugar ideal para se divertir dentre as várias opções que São Paulo oferece.

Serviço:

Nenhum comentário: