sexta-feira, 27 de junho de 2008

A Importância do Turismo


O Brasil está passando pela segunda onde de desenvolvimento do turismo. A primeira, durante a década de 70, foi um fracasso sob vários pontos de vista, porque não levou em consideração alguns tópicos que hoje fazem parte de qualquer agenda sobre lazer e turismo minimamente competente: cuidados com o meio ambiente, formação profissional, qualidade na prestação de serviços e planejamento que fundamenta as políticas públicas e privadas do turismo. A segunda fase do desenvolvimento do turismo no país pode ser datada de meados da década de 90 e tem mais condições de ter um sucesso duradouro. Esse sucesso não depende de sorte ou da boa vontade de governos ou dos capitais nacional e internacional. Depende da sociedade em geral, dos empresários, profissionais e governos compreenderem que o turismo precisa de método, de conceitos e práticas eficientes e eficazes para se desenvolver plenamente. O turismo é um grande negócio e deve ser administrado de maneira empresarial; é um fenômeno social e econômico que deve ser estuda com profundidade pela academia, e é um setor que depende, tanto no meio empresarial quando no acadêmico, de planejamento estratégico e tático para ser bem implementado e articulado com outros setors da sociedade.

Um comentário:

Andressa Carneiro disse...

Flávia...
tá fofissimo!!!!
Amei!!!
Parabéns!!!
bjos!!!
Andressa