Hoje a realidade do profissional de Turismo é outra. A introdução crescente de mudanças faz com que as empresas de turismo se adaptem, quase que mensalmente, a estas mudanças ou inovações. É preciso perceber que o paradigma é outro, ou seja, os quadros referenciais são outros.Não há mais estabilidade, a questão agora é estar apto e pronto para mudar de posicionamento no momento certo e em que for preciso.
O mercado de trabalho em Agências de Turismo, Meios de Hospedagem, Locadoras de Veículos, Empresas de Transportes etc., busca/requer profissionais que possam exercer múltiplos papéis, não mais especialistas segmentados do passado, mas sim que estejam abertos e comprometidos com seu constante aprimoramento.
As organizações, de modo geral, deixaram de privilegiar as habilidades técnicas, valorizando qualidades pessoais como ética, relacionamento cordial, facilidade para trabalhar em equipe, criatividade, boa comunicação, autonomia para aprender (auto didatismo), espírito empreendedor etc.
Por outro lado, os profissionais técnicos/ qualificados, eficazes, atualizados, hábeis, competentes, criativos, honestos e comprometidos com o constante aprendizado, face às mudanças vigentes, terão sempre espaço nesse novo cenário.
O funcionário do turismo será gerente de si mesmo e todas estas inovações precisam ser assimiladas e colocadas em prática pelos empresários do turismo e especialmente os Agentes de Viagem que querem ainda permanecer no mercado.
Essas mudanças só podem ser adquiridas/desenvolvidas por meio de cursos e treinamentos interativos específicos, de preferência no próprio local de trabalho, com metodologia avançada.Os profissionais de turismo, prestam atendimento e vendem, essencialmente: informações, conhecimento e conteúdo. Isso se deve ao fato de que disponibilizar e agilizar informações é imprescindível nos dias atuais. Estar presente e ser rapidamente acessível ao cliente faz a diferença para as Empresas de Turismo se reposicionarem no mercado.
Por outro lado, os profissionais de turismo precisam ostentar o galardão da competência, habilidade e aptidão, no seu dia a dia. Não basta possuir e dominar a tecnologia da informação e da comunicação. Necessitam também, de forma gradativa, implementar na empresa a gestão do conhecimento, como um reforço aos planos de treinamento em andamento.Além disso, a maior consciência e exigência do turista/consumidor/usuário/passageiro/cliente/ viajante/ excursionista..., por exemplo, faz com que ele procure cada vez mais os serviços de atendimento das Agências de Turismo para sugestões, dúvidas, comodismo, reclamações, segurança e facilidades.
Assim, estudar sempre – esta é a exigência do mercado de trabalho em todos os setores do turismo e, principalmente, o de Agências de Turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas e turismo receptivo.
O mercado de trabalho em Agências de Turismo, Meios de Hospedagem, Locadoras de Veículos, Empresas de Transportes etc., busca/requer profissionais que possam exercer múltiplos papéis, não mais especialistas segmentados do passado, mas sim que estejam abertos e comprometidos com seu constante aprimoramento.
As organizações, de modo geral, deixaram de privilegiar as habilidades técnicas, valorizando qualidades pessoais como ética, relacionamento cordial, facilidade para trabalhar em equipe, criatividade, boa comunicação, autonomia para aprender (auto didatismo), espírito empreendedor etc.
Por outro lado, os profissionais técnicos/ qualificados, eficazes, atualizados, hábeis, competentes, criativos, honestos e comprometidos com o constante aprendizado, face às mudanças vigentes, terão sempre espaço nesse novo cenário.
O funcionário do turismo será gerente de si mesmo e todas estas inovações precisam ser assimiladas e colocadas em prática pelos empresários do turismo e especialmente os Agentes de Viagem que querem ainda permanecer no mercado.
Essas mudanças só podem ser adquiridas/desenvolvidas por meio de cursos e treinamentos interativos específicos, de preferência no próprio local de trabalho, com metodologia avançada.Os profissionais de turismo, prestam atendimento e vendem, essencialmente: informações, conhecimento e conteúdo. Isso se deve ao fato de que disponibilizar e agilizar informações é imprescindível nos dias atuais. Estar presente e ser rapidamente acessível ao cliente faz a diferença para as Empresas de Turismo se reposicionarem no mercado.
Por outro lado, os profissionais de turismo precisam ostentar o galardão da competência, habilidade e aptidão, no seu dia a dia. Não basta possuir e dominar a tecnologia da informação e da comunicação. Necessitam também, de forma gradativa, implementar na empresa a gestão do conhecimento, como um reforço aos planos de treinamento em andamento.Além disso, a maior consciência e exigência do turista/consumidor/usuário/passageiro/cliente/ viajante/ excursionista..., por exemplo, faz com que ele procure cada vez mais os serviços de atendimento das Agências de Turismo para sugestões, dúvidas, comodismo, reclamações, segurança e facilidades.
Assim, estudar sempre – esta é a exigência do mercado de trabalho em todos os setores do turismo e, principalmente, o de Agências de Turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas e turismo receptivo.
Um comentário:
adorei seu blog, ficou show, você esta de parabéns continue buscando sempre aprender. vc é muito inteligente e boa profissional
bjos adoro vc
fer
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